Manaus / AM – Uma cena pra lá de inusitada e perigosa, chamou a atenção na tarde desta quarta-feira (8), de quem passava pela em frente a lanchonete Habib’s localizada na Avenida Gabriel Correa Pedrosa, na rotatória do conjunto Eldorado, bairro do Parque 10, zona Centro-sul da capital.
Quem passava pela avenida, podia ver uma funcionária do Habib’s limpando a faixada da loja, em uma altura de aproximadamente uns cinco metros, sem qualquer equipamento de proteção, que pudesse resguardar sua vida em caso de queda.
Motoristas e pedestres que passavam pelo local, fotografaram a cena, da mulher pendurada na faixada, limpando com um pano, os letreiros do estabelecimento. Alguns metros dali, funciona a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).
A funcionária que não teve seu nome identificado, apenas cumpria ordens da gerência do estabelecimento. Procuramos o responsável pelo Habib’s do Parque 10, para que ele comentasse o caso, mas não fomos atendidos.
O que diz a Lei
O fornecimento do EPI aos empregados é uma obrigação da empresa, que deve fazê-lo de forma gratuita e de maneira que o equipamento seja adequado ao risco ao qual o trabalhador é exposto, sendo necessário que o mesmo esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação.
A Norma Regulamentadora nº 28 (NR-28), prevê a possibilidade de embargo total ou parcial de obras ou interdição de estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, nos casos em que for constatada pelos auditores fiscais do trabalho situação de grave e iminente risco à saúde e/ou integridade física do trabalhador.