A guerra da população de Manaus com a Amazonas Energia, contra a instalação dos novos medidores de Sistema de Medição Centralização (SMC), ganhou mais um capítulo na manhã desta segunda-feira (13), após moradores do bairro do Dom Pedro, zona Centro-oeste da capital, impedirem mais uma vez os funcionários da concessionária instalarem os aparelhos.
Dessa vez, os moradores impediram que os funcionários da Amazonas Energia realizassem o trabalho de instalação dos contadores SMC, fazendo uma barricada com pedaços de madeira e atearam fogo, enquanto os eletricistas assistiam tudo encostados nos caminhões da empresa.
Essa não é a primeira vez que os moradores de bairros de Manaus se uniram para expulsar os funcionários da empresa de energia e evitar a instalação dos indesejados contadores.
No bairro do Alvorada, os moradores bloquearam as ruas e impediram o progresso dos eletricistas da empresa concessionária de energia.
No bairro do Lírio do Vale, zona Oeste, um funcionário da Amazonas Energia chegou a agredir uma moradora, por filmar a ação da concessionária no bairro.
Recentemente, um engenheiro da Amazonas Energia apontou o dedo da cara do deputado estadual Sinésio Campos (PT), durante uma fiscalização do parlamentar no bairro do Planalto, fato esse que aumentou a tensão da concessionária com a população.
A guerra da instalação dos contadores chegou a ser debate político nas casas legislativas do município e estado. Projetos de Leis e algumas medidas provisórias que impedem a instalação dos novos medidores ganham força tanto na Câmara Municipal de Manaus (CMM) quanto na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).