A Band Amazonas realiza o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (1º), às 21h30. Nove dos onze candidatos confirmaram sua participação do debate sendo eles, Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante) José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau (PSD).
Em 2020, a Band Amazonas aposta na prata da casa para mediar o debate. A apresentação é do jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade e que há oito anos integra o Grupo Bandeirantes de Comunicação. O diretor-geral da emissora, Diego Trajano, reforça a importância do primeiro encontro entre os candidatos na Band. “O primeiro debate dá o tom da campanha e, além disso, oferece ao eleitor a primeira oportunidade de fazer comparações já que até aquele momento ainda não tinha visto os candidatos frente a frente”, avalia Trajano.
Devido à pandemia do coronavírus, a estrutura da Band Amazonas passa por sanitização regularmente. Um novo procedimento de desinfecção vai ser feito no dia anterior ao programa. Além disso, os estúdios e as salas ficarão lacrados até a chegada dos candidatos. Diferente dos debates passados, a presença de assessores será limitada a três por cada candidato. A imprensa devidamente credenciada receberá, instantaneamente, todo material do evento da equipe da emissora de forma online. O distanciamento social será observado dentro do estúdio e os púlpitos contarão com frascos de álcool em gel. Os candidatos serão obrigados a ficar com a máscara durante o debate, só podendo retirá-la, caso queiram, na hora de responder às perguntas.
O primeiro debate da corrida eleitoral Manauara será transmitido na TV aberta para Manaus e 22 municípios do Amazonas com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no Facebook e no YouTube @bandamazonas. O público também poderá acompanhar os bastidores do evento nos perfis da Band Amazonas no Twitter, Instagram e Facebook.
O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. O primeiro e último blocos serão usados para apresentação dos candidatos e considerações finais. E de forma inédita no Amazonas, cada candidato terá dois minutos (cronometrados) no segundo, terceiro e quarto blocos para um duelo com o oponente. O cronômetro vai ser disparado pelos próprios candidatos por meio de dispositivo instalado no púlpito. Nesse tempo, eles podem falar de temas variados, fazer perguntas e responder questionamentos obedecendo as regras de não ofender a honra do debatente. O objetivo é dar maior dinamismo ao debate e deixar os candidatos mais à vontade, no controle total do próprio tempo. “Não temos dúvidas do sucesso na audiência pelo formato escolhido para este debate”, comemora Trajano.
Direito de resposta
Em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados indicados pela OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo mínimo de um minuto ou tempo equivalente à possível agressão.