Pular para o conteúdo

Jacaré é resgatado passeando por área na Ponta Negra

A presença do animal, fora do perímetro das águas do balneário, acende alerta de risco para banhistas

Um jacaré, de aproximadamente 1 metro, foi visto nesta segunda-feira (29), em uma área de areia próximo ao mirante do complexo turístico da praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

Segundo informações do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, o animal estava com ferimentos. Este é o primeiro aparecimento de um jacaré, identificado na praia, neste ano. A equipe foi acionada para fazer o resgate.

Ainda de acordo com a polícia, é provável que o animal tenha vindo dos rios Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu, afluentes do rio Negro, que banha o balneário. Outro fator de alerta é que a área de faixa de areia está mais estreita, em razão da subida das águas.

O Corpo de Bombeiros, que faz parte da comissão com salva-vidas, também foi acionado para fazer buscas nas águas, para garantir a segurança dos frequentadores. Equipes vão monitorar o local para verificar se outro animal aparece.

Neste período de enchente é comum ocorrer avistamento de jacarés longe das margens, mas não na praia, conforme explicam os agentes de segurança pública.

O jacaré apareceu em uma área de menor fluxo de banhistas e frequentadores, por baixo dos mirantes.

“O rio está cheio e a praia nivelada. Este é o primeiro jacaré que aparece na área este ano. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas”, explicou o subcoordenador da Comissão do Parque, Cesar Freitas.