Um bezerro com um caso raro de má formação congênita, nasceu neste último sábado (2) com duas cabeças, na Fazenda Paulista, zona rural de Santo Estêvão no interior de São Paulo, mas não resistiu e morreu logo após o nascimento.
O animal era filho de uma vaca de primeira cria, que teve um parto normal. As imagens do bezerro foram enviadas ao site Página da Notícia, por Caroline Marinho, sobrinha do criador Juscelino Menezes Santos, de 55 anos.
De acordo com profissionais em medicina veterinária, o nascimento de um bezerro com duas cabeças é uma condição rara, que ocorre em uma em cada 100 mil gestações. A anomalia é causada por uma mutação genética que ocorre no início do desenvolvimento fetal na qual a formação do osso da cabeça não se fecha completamente, resultando em uma espécie de hérnia que se manifesta como uma bolsa externa.
Casos parecidos já foram registrados na Bahia e em outros países. Em 2022, um bezerro com a mesma anomalia nasceu em Macaúbas, no sudoeste do estado. O animal também morreu logo após o parto. Outros casos semelhantes foram relatados em países como Estados Unidos, Índia e Austrália.