Manaus deve receber o 1º Clássico de Futebol Gay do Norte do Brasil que será disputado na Arena da Amazônia no sábado (24), onde se enfrentarão Barcemonas Futebol Gay do Pará e a equipe de Manaus, BallCat’s.
O Barcemonas embarca para a capital do Amazonas na manhã sexta-feira (23). A disputa entre as duas melhores equipes de futebol LBGTQI+ da Região Norte é muito aguardada pela equipe paraense, que já está acostumada com desafios.
O primeiro deles foi conseguir arrecadar fundos para custear a viagem para Manaus, onde o time irá participar do grande clássico contra o time gay amazonense. Após meses de luta realizando rifas, caixinhas, sorteios, bingo e outras atividades para conseguir o dinheiro para as passagens e a estadia da equipe, o time se prepara para enfrentar o rival.
Para o coordenador do Barcemonas, Jhonata Nascimento, a luta do time é pela inclusão da população LGBTQI+. “Nosso time foi fundado em 5 de abril de 2010 e aos poucos a gente foi envolvendo as outras gays de outros bairros e até de outras cidades”, revela.
É claro que para a equipe chegar a Manaus, a luta foi grande. “Foi um sufoco! Fizemos rifa, fizemos bingo, vendendo produtos do time, recebemos doações de pessoas que adoram o time. Para a gente é uma história única. É a primeira vez que vamos sair do Estado, é a primeira vez que vamos representar o Estado. Vamos nos juntar com as nossas irmãs do Norte e dar um belíssimo espetáculo. Futebol sem preconceito, futebol gay. A maioria dos nossos jogadores vão viajar pela primeira vez de avião, então vai ser único, tudo vai ser a primeira vez”, finaliza Jhonata.
Além do amistoso no aniversário de Manaus, Ball Cats e as Barcemonas prometem começar a planejar a realização da primeira Copa Norte de Futebol Gay. Vai ser luxo!