Passageiros de uma lancha identificada como João Pedro II, que faz o trajeto Parintins / Manaus, tiveram de descer da embarcação para empurrar o barco neste sábado (21), após ele encalhar em um banco de areia no Rio Amazonas.
Um vídeo que circula nas redes sociais, uma passageira afirma que tinham marcações no trecho, conhecido como saída do Ramos com o rio Amazonas, avisando o rio estava com bancos de areia formados pela seca. Ainda segundo o relato da mulher, o condutor da lancha teria tentando passar pelo local e a embarcação encalhou.
“Estava cheio de varetinha ali avisando que tava seco, marcando, o cara subiu. O cara veio por cima da areia“, disse a mulher.
Enquanto alguns passageiros ajudavam a desencalhar, outros entraram em outro barco para seguir viagem. A embarcação conseguiu desencalhar e todos os passageiros conseguiram chegar em Manaus com segurança.
O rio Negro já atingiu a seca histórica marcando, neste sábado (21), 13,19 metros. Até as 14h de sexta-feira (20), havia 59 municípios do Amazonas em situação de emergência por causa da estiagem.
Além de uma cidade em alerta, nenhum em atenção e 2 em normalidade. A situação dos municípios permanece a mesma desde o último boletim. O Amazonas tem 590 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 146 mil famílias.