O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), acatou uma representação contra a Prefeitura de Urucurituba e seu ex-prefeito, José Claudenor Pontes mais conhecido como “Sabugo” (PT), por crime de apropriação indébita de recursos previdenciários.
De acordo com o Diário Oficial do TCE-AM des tá última quarta-feira (15), Sabugo teria se apropriado dos recursos para o pagamento previdenciário dos servidores da Prefeitura de Urucurituba, entre os anos de 2018 e 2019, durante sua gestão.
Em 2019, à Corte de Contas julgou e desaprovou por unanimidade as prestações de contas do prefeito José Claudenor Pontes, vulgo “Sabugo”, por apresentar diversas irregularidades nos balancetes mensais que eram enviados fora do prazo determinado, afim de ludibriar a apuração dos conselheiros de contas.
Dentro dos balancetes enviados pela equipe de Sabugo, não a observâncias na aplicação dos gastos mínimos na área de saúde. Além disso foi criado um Fundo Municipal de Saúde sem autorização, com um uso de uma lei própria entre outras irregularidades.
Agora Sabugo vai ser julgado pelo TCE-AM e se novamente for condenado, pode ser incriminado e até preso por crimes cometidos durante sua administração, que lesaram os cofres públicos de Urucurituba.