Pular para o conteúdo

MP-AM fiscaliza irregularidades nas obras da prefeitura de Manaus na reforma do (CSU)

Denúncias a respeito de diversas irregularidades presentes no local motivaram fiscalização do órgão

Para acompanhar, juntamente com o Executivo Municipal, a continuidade das obras de revitalização do Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento administrativo, por meio da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb). A medida ocorreu após denúncias sobre a falta de manutenção nas instalações e equipamentos de segurança no local.

Em outra denúncia, foi informado que, apesar das reformas feitas pelo município, o local ainda se encontra com diversas irregularidades, especialmente em relação à falta de manutenção dos banheiros, segurança deficitária e ausência de acessibilidade na área.

De acordo com o ofício nº 0607/2025, expedido pela Secretaria Municipal de Obras (Seminf), as obras serão retomadas ainda no ano de 2025, visando sanar quaisquer irregularidades restantes.

Segundo o promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, que assina a medida, o MPAM requisitou à Seminf informações sobre o cronograma para que possam ter uma visão mais exata do que está acontecendo. “O Ministério Público está atento a essa execução de obras, para que a sociedade ali no entorno do Parque 10 possa usufruir desse espaço, que é tão importante para as pessoas”, concluiu.

A iniciativa tem como base os artigos 182 da Constituição Federal, 2 da Lei nº 10.257 e 217 da Lei Orgânica do Município de Manaus — que dispõem sobre o objetivo da política urbana de ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, por meio da garantia do direito a cidades sustentáveis, assegurando assim a qualidade de vida e o bem-estar da população —, além do artigo 165 da Lei Orgânica do Município de Manaus, que estabelece que é dever do prefeito a administração dos bens municipais.

*Com informações de assessoria

Alessandro Pereira

Alessandro Pereira

Jornalista em formação pela Universidade Nilton Lins, com experiência em conteúdo audiovisual desde 2002. Tecnólogo em Marketing pelo Centro Universitário Fametro, com pós-graduação em Gestão Estratégica em Marketing pela Faculminas. Experiência em docência de um curso técnico em Design para Mídias Sociais pelo Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam).