Na última sexta feira (2), o Secretário de Finanças da Câmara Municipal de Atalaia do Norte, Jocicley Gomes de Souza, foi covardemente agredido, sem chance de defesa, pelo Advogado Waldery Junio que atualmente atua na função comissionada de Procurador da Câmara Municipal.
No momento das agressões, Jocicley estava acompanhado de sua filha, Joyce Emanuelle de 13 anos, que presenciou o fato com total desespero.
Segundo relatos, o agressor, pegou a vítima de surpresa, pois Jocicley estava sentado na sarjeta, quando sem perceber que o agressor se aproximava, recebeu socos no rosto de forma traiçoeira, sem que o agressor dissesse alguma palavra, ou oferecesse alguma chance para que o mesmo pudesse se defender das agressões. Após ter agredido, Waldery correu para a pousada onde se encontra hospedado no município de Atalaia do Norte, onde permaneceu escondido, sem prestar esclarecimentos sobre o que motivou a praticar o crime.
Segundo a vítima, o agressor não respeitou a presença da sua filha que presenciou todo o ocorrido, e ficou em total desespero, chegando a ter surtos diante da família e isso se estendeu por toda a noite, inclusive com medo e muita revolta, a qual necessitará de acompanhamento psicológico.
Os motivos para agressão, teria sido em razão da atuação do Secretário de Finanças para que impedisse que o advogado se utilizasse de manobras irregulares nos processos licitatórios da Câmara, o qual será objeto de denúncia junto ao MP.
Diante os fatos acima citados, o que se espera, por oportuno, da parte do presidente da Câmara Municipal de Atalaia do Norte é exoneração do agressor, que se mostra hostil à População que veio servir no município.
Em termos de estatuto, o art. 31, do capítulo VIII, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, “Da Ética do Advogado”, adverte que “O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia”, o que lhe mostra totalmente contrária. Tal atitude, e conduta, mancha a imagem de diversos profissionais excelentes que temos na advocacia. Atitude essa, que concorre para o desprestígio da classe perante toda a população.
Além das responsabilizações cível e criminal , a vítima também irá procurar a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), para que se instaure um processo administrativo no âmbito do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para apurar as denúncias contra o advogado por agressão, vez que possui relação com o exercício da profissão.