O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (9), a “Operação Garimpo Urbano”, com apoio operacional da Polícia Federal para cumprir quatro mandados de prisão temporária e 10 de busca e apreensão.
A Operação Garimpo Urbano, que investiga um suposto envolvimento de agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em roubo de ouro. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
De acordo com o MP, os agentes atuavam mediante graves ameaças dirigidas aos transportadores do metal. Os investigadores apuraram que os envolvidos monitoravam e abordavam os alvos através do uso da estrutura, pessoal e da expertise da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), órgão vinculado à SSP-AM e que tem como secretário adjunto o delegado da Polícia Civil Samir Freire.
Os mandados foram cumpridos em Manaus, no interior do Amazonas e no interior do Estado do Pará. Conforme a PF, os dados obtidos com as diligências realizadas nesta sexta-feira serão oportunamente compartilhados entre os órgãos envolvidos na operação, para atuação em suas esferas de atribuições.