O juiz da 3ª Vara Cível, Manoel Amaro de Lima determinou, nesta sexta-feira (21), a suspensão dos serviços de instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC) que está sendo implantado em Manaus pela Amazonas Energia, e que deveria substitui a leitura e medição manual do consumo de energia elétrica.
Na decisão, o magistrado suspende os serviços de instalação do novo sistema e determina, também, a suspensão da cobrança das medições já efetivadas pelo novo sistema em funcionamento nos bairros Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Nova Cidade, Parque Dez, Riacho Doce e da União. O juiz estabeleceu multa de R$ 300 mil caso a companhia não cumpra as medidas.
Protesto
Moradores fazem protesto na manhã desta sexta-feira (21), pelo terceiro dia consecutivo contra a instalação de novo sistema de medição da Amazonas Energia, no bairro Cidade Nova e Canaranas, ambos na zona Norte da capital.
A equipe da Amazonas Energia que estava no local foi expulsa pelos manifestantes, pois sgundo eles, essas ações são por conta dos constantes aumentos na conta de energia após a instalação do novo sistema.
Em vídeo compartilhado, mostra o momento em que os moradores comemoram a saída dos caminhões que seriam utilizados para instalar os novos medidores de energia no local.
“Se estamos protestando é porque não aguentamos mais ficar quietos com essa cobrança abusiva na conta de nós consumidores. Enquanto tivermos força de resistir a essa medição, continuaremos nos manifestando”, disse um dos moradores.