A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã desta segunda-feira (31), uma operação para resgatar aproximadamente 78 animais, que estariam em situação de maus tratos, por um casal de idosos residentes na rua Gardênia, bairro do Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
De acordo com informações repassadas pelo delegado responsável pela operação, o casal e tido como acumuladores e mantinham cerca de 77 gatos e mais um cachorro, em um local insalubre.
No momento da operação, grupos de protetores dos animais participaram realizando o resgate dos animais junto com os policiais, que encontraram vários gatos mortos em um cômodo pequeno.
“A situação foi denunciada por vizinhos e realmente configura um crime de maus-tratos à animais. Porém é preciso averiguar a situação desses moradores, pois não se tratam de criminosos e sim de pessoas do bem, conforme os relatos no local. A ação teve apoio de psicólogos e assistentes sociais que nos deram todo apoio nessa atuação para que ocorresse o menor impacto possível a essas pessoas”, explicou o delegado titular do 30° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Torquato Mozer.
O casal que não teve seu nome revelado, resistiram a Polícia no momento do resgate dos felinos, tendo que ser acionado uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pois o casal ficou bastante abalado com a retirada dos animais.
O caso deve ser investigado pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA).