Durante sua participação no programa da Rede Globo ‘É de Casa’ deste sábado (4), o ator amazonense Adanilo Reis utilizou o termo “castanha-da-Amazônia”, para se referir ao fruto oriundo da região norte do país, criando uma grande polêmica com os paraenses.
Após a fala do ator Adelino ao fazer uma tapioca com castanha, a ex-BBB utilizou suas redes sociais para rebater o amazonense e afirmar que o nome do fruto é “castanha-do-Pará”.
“É ‘castanha-do-Pará’. Estou falando o óbvio, porque às vezes o óbvio precisa ser dito. Não é ‘castanha-do-Brasil’, não é ‘castanha-da-Amazônia’, é muito simples: P – A – R – Á”, declarou a ex-BBB.
A antiga rixa entre os amazonenses e paraenses voltou à tona com a briga pelo nome castanha-do-Pará, ou castanha-da-Amazônia ou mesmo castanha-do-Brasil.
Buscamos qual dos nomes é usado para identificar o fruto originário da região norte do Brasil, que serve de iguaria para alimentação de amazonenses e paraenses.
Ela é conhecida e apreciada no Brasil e em todo o mundo. Seu poder nutricional é enorme, além disso o consumo de castanha traz diversos benefícios para a saúde. Ela é originária de uma árvore que mede mais de 60 metros e cresce na bacia amazônica, que além da Amazônia brasileira, também abrange a Bolívia e o Peru.
O nome ‘castanha-do-pará’ surgiu no Brasil para identificar a castanha, há mais ou menos uns 50 anos, porque o Estado do Pará foi o primeiro a exportar a castanha para os outros Estados brasileiros. Então, por lá, toda castanha descia de Manaus (AM), do Acre e ia até Belém e a partir de Belém ia para o restante do país.
Quando ela passou a ser exportada do Brasil, recebeu o nome de castanha-do-Brasil, para identificar o país de origem para o exterior.
Com o passar dos anos, o Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá se tornaram referências na produção e o Amazonas, por exemplo passou a produzir mais castanha que o Pará.
Com isso, surge a terceira denominação: castanha-da-Amazônia.
Então, não existe um termo correto para chamar a castanha? Todos estão corretos, então você que consome essa iguaria pode escolher como pode chamá-la.