O Transporte Altenativo de Manaus, mais conhecidos como “Amarelinhos”, foi alvo de uma operação de fiscalização nesta segunda-feira (27), na zona Leste da capital amazonense, com o objetivo de garantir a segurança de passageiros e regularidade do serviço.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), abordou durante a ação, mais de 60 veículos, resultando em autuações por irregularidades. Entre elas, um motorista foi flagrado sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dois veículos apresentaram pneus em condições inadequadas para rodagem e um deles foi autuado pelo uso de calotas não permitidas. Essas medidas visam reforçar o compromisso com a segurança e a qualidade do serviço prestado à população.
Além das autuações, foi realizada uma inspeção detalhada dos veículos para verificar itens como, portas, a conservação das cadeiras, pneus e condições gerais para circulação. Também foram avaliados os documentos dos veículos e a regularidade das habilitações dos condutores.
De acordo com o diretor de operações de transportes do IMMU, Edinaldo Castro, a fiscalização busca organizar e controlar o tráfego de veículos alternativos em Manaus. Ele reforça o compromisso da instituição com a segurança no transporte. “Essas operações serão constantes para que nós tenhamos o controle e a segurança de que o transporte em Manaus está sendo cuidado com responsabilidade”, afirmou Castro.
Para Luigi Cunha, barman e usuário do transporte alternativo, a fiscalização é uma atitude positiva para garantir a segurança dos passageiros. “É muito importante essa fiscalização da prefeitura, porque alguns ônibus estão rodando com problemas, como cadeiras quebradas, portas danificadas e pneus desgastados. Essa ação garante mais segurança para quem, como eu, depende desse transporte diariamente”, destacou Luigi.
O IMMU reforça que essas fiscalizações são essenciais para coibir irregularidades e assegurar que os veículos estejam aptos a atender os usuários com conforto e segurança, fortalecendo a confiabilidade no transporte alternativo, uma opção utilizada por milhares de pessoas na cidade.