Que as mulheres sempre foram sobrecarregadas de serviços não é novidade, se dividindo no trabalho, cuidar da casa, dos filhos, da família, ter tempo para os amigos e com tantos afazeres ainda encontrar tempo para cuidar da saúde física não é tarefa fácil, seja para as mais jovens ou para as da melhor idade.
É o caso da Pesquisadora do Inpa, Fátima Vieira, que no auge dos seus 64 anos, não deixou que o trabalho ou afazeres domésticos impedissem suas atividades físicas. Corredora, procurou o uma academia especializada, para aprimorar e fortalecer seu corpo para a sua primeira maratona que acontecerá no Rio de janeiro em junho deste ano.
“Sempre gostei de me movimentar e fazer atividades físicas e com o passar dos anos, não fica mais tão fácil para o nosso corpo, mas vi na corrida um meio de me fortalecer e até aliviar a mente no dia a dia e encontrei nos treinos especializados uma forma de dar continuidade na minha saúde física.” Contou Fátima.
Para a psicóloga e mãe do Dante de apenas três anos, Roberta de Lima, de 35 anos, tentar encaixar um horário para atividade física foi primordial, tendo que lidar com a maternidade, o trabalho e ainda um problema na coluna, ela decidiu se priorizar e organizar um tempo para fazer os exercícios de manhã cedo, logo após deixar seu filho na escola, para depois lidar com as obrigações diárias.
“Deixar para o final no dia não seria uma boa opção, pois o cansaço do dia a dia, as demandas que fossem surgindo, eu acabaria falhando muitas vezes com as atividades. E o exercício físico para mim se tornou prioridade, me deu maior qualidade de vida e me trouxe um momento de socialização, fora das demandas diárias, onde posso parar de pensar nos problemas e acabo socializando e confraternizando com as outras colegas. Fazendo bem para minha saúde física e mental.” Pontuou Roberta.
Para Carolina Soler de Melo,43, arquiteta, professora, empresária e bailarina, encaixar atividades físicas no seu dia a dia foi essencial. É o inicio da sua rotina diária e o bem necessário para enfrentar os desafios do dia.
“É o meu desafio pessoal, de melhoria constante e os treinos no Studio me trouxeram novas amizades, novo foco e mais disciplina para lidar com todos os meus afazeres pessoais. Além das profissionais que nos treinam serem super competentes e atenciosas, elas nos motivam.” Finalizou Carolina.