Um deslizamento de terras durante a forte chuva deste domingo (12), deixou pelo menos 20 famílias desabrigadas e até o momento, nove pessoas mortas, entre elas quatro crianças, na rua Pingo D’Água, comunidade Val Paraíso, bairro do Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
Equipes de resgates, socorristas, bombeiros e a própria população trabalham intensamente para localizar as vítimas e prestar assistência às famílias afetadas.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, cinco vítimas são adultos e outras quatro são crianças até o momento não identificados. As buscas devem continuar no local ainda pela manhã desta segunda-feira (13), com equipes trabalhando para localizar as demais pessoas desaparecidas.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) foram até o local da tragédia, para acompanhar os resgates. A Prefeitura de Manaus informou que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) deu abrigo às famílias de casas próximas ao desabamento.
O poder municipal ativou o comitê de gestão de crise por conta das fortes chuvas na cidade durante o domingo. Só na área onde ocorreu o desmoronamento, choveu o volume de 96 milímetros.
De acordo com a prefeitura, o desmoronamento do barranco ocorreu em uma área de risco e atingiu aproximadamente 11 casas, que ficavam na parte debaixo do barranco. Nesta parte da cidade, foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média.