Uma área de barranco localizada na Vila do Arumã, no município de Beruri, interior do Amazonas, foi tragada na noite deste sábado (30), levando diversas casas, igreja e comércios.
Durante a noite, uma grande parte do barranco foi abaixo, causando uma grande onda que tragou flutuantes e quem passava na região.
Por meio de nota, a prefeitura de Beruri confirmou que o desabamento do barranco ocasiou a morte de algumas pessoas, só não informou a quantidade de pessoas desaparecidas, mortas e feridas devido ao acidente.
“A Prefeitura Municipal de Beruri lamenta profundamente a tragédia ocorrida na comunidade do Arumã. Expressamos nossas sinceras condolências às famílias enlutadas”, disse em nota a prefeitura.
O poder público municipal informou ainda que está prestando toda a assistência aos familiares que perderam alguém e as famílias que estão desabrigadas.
Imagens divulgadas nas redes sociais, mostram a situação em que se encontra o município.
O governador do Amazonas Wilson Lima determinou o envio de equipes da Defesa Civil, Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), tem como objetivo prestar toda a assistência necessária às vítimas e à comunidade afetada pelo desbarrancamento.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e do Instituto Médico Legal (IML), estão indo para Beruri axiliar no resgate das vítimas e na identificação dos corpos.
Até o momento não se sabe o número exato de vítimas no local, mas o Governo do Estado está prestando todo o apoio necessário à prefeitura de Beruri neste momento difícil.
“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador.
Confira a nota na íntegra:
O Governo do Amazonas informa que assim que tomou conhecimento do desbarrancamento na comunidade do Arumã, em Beruri (a 73 quilômetros de Manaus), no início da noite de sábado (30/09), o governador Wilson Lima determinou, imediatamente, que os órgãos estaduais dessem todo o suporte necessário ao município.
Uma equipe de Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, se deslocou ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados.