O escritor Amazonense Jorgemar Monteiro fará, no próximo dia 10 de maio de forma remota pelo Facebook, o lançamento de seu mais recente livro, intitulado “O Estado Novo No Amazonas – Novas Diretrizes e o Cenário dos Municípios do Interior do Amazonas em 1938”. O livro é resultado de quatro anos de pesquisa, que contou com a contribuição dos pesquisadores assistentes Silvia Paulina Denis Monteiro e Anderson José Mendes dos Santos.
As pesquisas foram realizadas em acervos públicos e diversos jornais do período. O livro apresenta, sob a ótica da imprensa e dos gestores públicos municipais da época, relatos sobre como se encontrava o panorama geográfico, administrativo e econômico de cada município do interior do Amazonas durante os primeiros seis meses da implantação do Estado Novo.
A obra, além de mostrar o panorama de cada município, também retrata as novas diretrizes e suas organizações impostas pela política do Estado Novo a todas as comunas, bem como a importância do Departamento das Municipalidades, entendida no período pela interventoria do Amazonas como uma das secretarias mais importantes do Estado, tendo em vista que os municípios do interior do Amazonas deveriam ter um departamento que intermediasse qualquer que fosse a negociação entre a administração estadual e as municipais.
O Livro é resultado de um projeto Contemplado pelo Programa Cultura Criativa-2020/Lei Aldir Blac – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com o apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.