Pular para o conteúdo

Estudante ridicularizada por ‘colegas’ por fazer graduação após os 40 anos, é homenageada na faculdade

Patrícia Linhares, de 44 anos, que foi ridicularizada por três colegas de faculdade em um vídeo, por ter mais de 40 anos e foi buscar fazer um curso superior. O caso aconteceu na faculdade Unisagrado, em Bauru, interior de São Paulo, e causou indignação na internet.

No vídeo, divulgado nesta sexta-feira (10), que já tem mais de 3 milhões de visualizações, foram gravadas por uma aluna do curso de biomedicina que conversa com as outras amigas de turma.

De forma irônica, ela pergunta: “Como se ‘desmatricula’ uma colega de sala?”. Em seguida, uma das amigas responde: “[ela] tem 40 anos, né? Era para estar aposentada”.

“Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Não sabe nem ver o Google”, afirma ainda a universitária responsável pela gravação, rindo da situação.

Rapidamente o vídeo viralizou e a Unisagrado se manifestou nas redes sociais, por meio de nota. A faculdade disse que não compactua com nenhum tipo de discriminação.

Mesmo assim, nos comentários, muitos defenderam que a mulher que foi ridicularizada deveria ganhar uma bolsa de estudos integral e as universitárias deveriam ser expulsas.

Homenageada

Após a repercussão, Patrícia Linhares foi homenageada pela turma do curso de biomedicina da Unisagrado. Ela foi acolhida por outros alunos e ganhou flores e chocolates.

Patrícia disse que antes de ter conhecimento do vídeo tinha um trabalho de anatomia para apresentar e que ficou muito abalada. “Me abalou profundamente. A tristeza que me abateu foi muito grande. Eu chorei muito. Quando cheguei em casa, contei para o meu esposo o que tinha acontecido, mandei para as minhas irmãs e aí tudo começou a acontecer”, relembrou.

A universitária contou ainda que sempre teve o sonho de estudar, mas que não teve oportunidade antes. A sobrinha dela também a defendeu nas redes sociais.

“Ela estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surgem três meninas escotas, que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha tia ser a mais velha da turma”, escreveu no Instagram.