Manaus voltou a ficar encoberta pela fumaça na noite desta quarta-feira (4) e manhã de quinta-feira (5), deixando a capital amazonense com um forte odor e com a qualidade do ar bem abaixo da ideal.
Queimadas na Região Metropolitana de Manaus além de alguns focos dentro de bairros da capital, foram os maiores responsáveis pela fumaça que encobriu Manaus.
Um incêndio atingiu uma área de mata no bairro Dom Pedro, zona Centro-oeste de Manaus, onde o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas conseguiu controlar o foco do incêndio ainda na noite de quarta-feira (4), mas o fogo voltou a se intensificar novamente e uma densa fumaça voltou a encobrir a região.
Desde agosto deste ano, a poluição provocada pelas queimadas que ocorrem em cidades da Região Metropolitana tem invadido a zona urbana de Manaus.
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), uma plataforma on-line mostra em tempo real, focos de queimadas e que mede a qualidade do ar no estado.
Numa escala que calcula a qualidade do ar de “boa” a “péssima”, na última atualização, apesar da fumaça, Manaus aparece com níveis “moderados”.