O arcebispo emérito de Manaus, Dom Sérgio Castriani, 66 anos, faleceu na noite desta quarta-feira (3). Ele estava internado em umas das unidades da Samel desde a última sexta-feira (26), com um quadro de infecção urinária elevada. No entanto, precisou ser levado para uma UTI depois de sofrer um infarto.
“Em nome dos bispos da nossa arquidiocese, comunico o falecimento do nosso querido dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Emérito. As informações a respeito dos funerais serão comunicados posteriormente. Deus abençoe a todos e permaneçamos em comunhão!”, informou por meio de nota a o atual arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner.
Dom Sérgio Castriani assumiu o governo pastoral de Manaus em fevereiro de 2013, quando o Papa Bento XVI o transferiu da Prelazia de Tefé para a capital. Sua renúncia foi encaminhada ao Papa Francisco no início de 2019 por motivos de saúde.
O Papa aceitou a renúncia em novembro daquele ano, e ele passou a ser arcebispo emérito. Na ocasião, o pontífice também nomeou Dom Frei Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília, como o novo arcebispo de Manaus.