Uma mulher registrou nesta terça-feira (5), um grande foco de incêndio na Estrada do Turismo, bairro Tarumã zona Oeste da capital amazonense.
No vídeo, a mulher grava a estrada que está coberta de fumaça, com vários focos de incêndio tomando conta do mato seco à beira da estrada do Turismo.
Focos de incêndios
O Corpo de Bombeiros do Amazonas registrou alta de 167% na quantidade de incêndios em Manaus em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a corporação, o aumento está relacionado às altas temperaturas registradas nesse mês na capital.
Conforme o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), foram registrados 206 incêndios em agosto deste ano em Manaus, enquanto no mesmo mês do ano passado foram 77 ocorrências.
Foram contabilizados 130 incêndios em áreas de vegetação, 48 em edificações, que compreendem residências e comércios, e 28 em veículos e áreas de resíduos.
“A população pode ser nossa grande aliada evitando que os casos de incêndios aconteçam, adotando cuidados básicos, como não lançar bitucas de cigarro em áreas de vegetação, não realizar ligações clandestinas de energia elétrica nas residências, não deixar aparelhos elétricos conectados à tomada sem uso”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Orleilso Muniz.
O comandante faz um alerta para que a população fique atenta aos focos de calor no estado, verifique onde há ocorrência de incêndios e acione os bombeiros. “Enquanto o foco de calor se refere ao monitoramento de altas temperaturas em determinadas localidades com registros via satélite, o foco de incêndio é configurado pela ocorrência de fogo. Entendendo isso, pontuamos que esse monitoramento é fundamental para evitarmos que o foco de calor se transforme em um ou mais focos de incêndio, havendo necessidade de atuação dos nossos militares combatentes”, explicou coronel Muniz.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o monitoramento dos casos de focos de calor no Amazonas é feito pelos sistemas de Segurança Pública e Meio Ambiente. O combate aos incêndios ocorre por meio do Corpo de Bombeiros na capital e em municípios do sul do estado.