O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, anunciou nesta quinta-feira (5), o início da aplicação de multas por excesso de velocidade através dos famosos “corujinhas”, na Avenida do Turismo, zona Oeste da capital.
Segundo Paulo Henrique Martins, as multas começarão a ser aplicadas a partir do dia 1º de janeiro de 2025, e os radares foram instalados ao longo do ano em pontos estratégicos da via.
Placas de sinalização foram colocadas nos locais para alertar os motoristas, permitindo a adaptação às novas regras antes do início das penalizações e funcionarão de forma educativa, orientando os condutores sobre os limites permitidos e a presença dos dispositivos.
Na internet, populares criticaram duramente o início da aplicação de multas no trecho chamado de Rapidão Rodoanel. Muitos lembraram da famosa “fábrica de multas”, que existia durante a gestão do ex-prefeito Arthur Neto.
De acordo com Paulo Henrique Martins, a iniciativa é fundamental para reduzir acidentes e salvar vidas. A expectativa é que a presença dos radares estimule os condutores a respeitarem os limites de velocidade, promovendo um trânsito mais seguro e ordenado para todos.
A Avenida do Turismo, que conecta importantes áreas da cidade, vai contar com sete pontos de fiscalização, incluindo trechos próximos ao Complexo Turístico Ponta Negra, ao Aeroporto Eduardo Gomes e a condomínios residenciais como o Mediterrâneo I e o Viva Vida Tarumã. Também foram instalados radares em frente à Escola Municipal Marechal Cândido Rondon e à empresa Vida Film.