A preocupação com as mudanças climáticas que vêm afetando a cada ano nossa cidade e o mundo, e a busca pela educação através da cultura uniu um grupo de mulheres artistas amazonenses que desde o ano passado procuram alertar a população de Manaus sobre o impacto das mudanças climáticas em nosso dia a dia através da arte.
Durante todo o mês de abril está acontecendo a oficina de preparação do ser ator/atriz ministrado pela atriz e produtora cultural Keylla Gomes para os alunos da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Um dos objetivos da oficina de teatro é a preparação dos alunos para uma imersão na arte do teatro e que resultará na preparação de roteiro e elenco da peça teatral “Oxigênio”, trabalhando os objetivos de desenvolvimento sustentáveis ODS 4 – Educação de qualidade, e ODS 13 – ação contra mudança global do clima.
Passar um pouco dessa minha vivência na arte teatral para esse grupo de jovens tem sido uma experiência enriquecedora tanto para mim quanto para os alunos, já identifiquei vários talentos que podem se destacar no cenário cultural local muito em breve, sem falar na sensibilização desses jovens para o tema meio ambiente em nossa sociedade, relata a instrutora Keylla Gomes.
Eu sempre gostei de prestar atenção na atuação das atrizes nos filmes e nas novelas e participar de uma oficina como essa aqui na escola me mostrou quanto é importante essa profissão, segundo Natacha Correa Arantes, aluna.
Para o aluno Leonir Neto Gabriel Melo de Oliveira, participar da oficina da professora Keylla tem sido uma oportunidade muito bacana para desenvolver meu lado artista e me ajuda a vencer a timidez.
De acordo com a artista e professora Francy Junior: Nosso projeto tem o objetivo de sensibilizar a sociedade manauara através da arte do representar, fomentando o debate sobre as mudanças climáticas em nossa região através da apresentação da peça “Oxigênio”. Nossa Escola Homero de Miranda Leão e nossa gestora Anne Paula Silveira da Silva sabem a importância da cultura e da educação ambiental e por isso abrimos as portas para a realização de ações como essa e estamos sempre de portas abertas para novas parcerias.
O fazer teatro acorda a atriz e o ator que existe dentro de nós, a prática do fazer teatro busca promover a sociabilidade, ajuda a vencer a timidez e propicia a melhora da comunicação verbal e corporal, auxiliando no aumento da autoestima, o que vai acontecendo à medida que a aluna e aluno se conhece e sabe se expressar. Com a prática teatral, eles buscam apreciar seus pontos positivos e têm consciência dos aspectos em que precisam melhorar. Todas essas são competências socioemocionais importantes para a vida pessoal e profissional das pessoas. O fazer teatro tem uma função social, o teatro é uma ação política, logo isso significa dizer que toda ação em teatro implica numa reação à política, finaliza Keylla Gomes.
A peça “Oxigênio” será apresentada em junho juntamente com outras ações do grupo na semana do meio ambiente, em local a ser definido.
A oficina faz parte do projeto Piracema das Mudanças Climáticas, uma realização da Dandara – Movimento das mulheres negras da floresta, e conta com o apoio do Instituto Equit, Fórum permanente das mulheres de Manaus e VAC – Vozes permanentes pela ação climática.