A Rainha Elizabeth II, de 96 anos, faleceu nesta quinta-feira (8), após os médicos colocarem a monarca em supervisão médica.
Durante a manhã, o Palácio de Buckingham divulgou um comunicado que dizia: “Após uma avaliação mais aprofundada, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”.
A declaração acrescentou ainda que a rainha “continua confortável e em Balmoral”.
A preocupação dos médicos com o estado de saúde da rainha Elizabeth II, de 96 anos, fez o “London Bridge”, protocolo do Reino Unido para a morte da monarca, se tornar um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
O editor da BBC Royal e correspondente da realeza do Reino Unido, Nicholas Witchell, advertiu o país a “preparar-se para o pior” em meio a crescentes preocupações com a saúde da rainha Elizabeth II.
Os principais membros da família real se deslocaram para o castelo para ficar com a rainha. O príncipe Charles e a esposa, Camilla, já estão em Balmoral, e um avião da Força Aérea Real desembarcou o duque de Cambridge, príncipe William, o duque de York, príncipe Andrew, e o conde e a condessa de Wessex, príncipe Edward e Sofia. Os Sussex, príncipe Harry e Meghan Markle, também estão a caminho.
O anúncio da morte da monarca será feito oficialmente pela família real, mas as principais agências de notícias do mundo já confirmaram a notícia.
Reinado
Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926 e ficou à frente do trono britânico por 70 anos. A informação da morte da rainha foi confirmada pelo Palácio.
Elizabeth assumiu a coroa do Reino Unido no dia 6 de fevereiro de 1952, com apenas 27 anos, após a morte do rei George VI, depois de várias complicações em razão de um câncer no pulmão.
Tanto Elizabeth II, quanto seu pai, o rei George VI, não eram predestinados a assumir o trono do Reino Unido. A coroação de ambos só foi possível após a renúncia do rei Edward VIII para se casar com uma americana. Assim, George VI subiu ao trono e, por não ter herdeiros homens, Elizabeth se tornou a sucessora.
Na época em que se tornou rainha, Elizabeth II já era casada com Phillip, que após a coroação recebeu o título de Duque de Edimburgo. Eles se conheceram em 1934 e se casaram mais de 10 anos depois, em 20 de novembro de 1947. Os dois ficaram juntos por toda a vida, até o falecimento do príncipe consorte em abril de 2021.
Juntos, Phillip e Elizabeth tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.