Nesta quinta-feira (6), uma embarcação naufragou parcialmente após bater em um banco de areia e tombar sobre o rio Solimões, no município de Careiro Castanho (distante 86 km de Manaus).
Em vídeo divulgado é possível ver o barco do tipo recreio Comandante Manoel Cely, que seguia para Manaquiri, tombado para o lado direito e sendo apoiado por outra embarcação.
Cogitou-se que o acidente teria ocorrido por excesso de peso, mas testemunhas afirmaram que tudo de fato ocorreu por conta dos bancos de areia que surgem nos rios amazônicos no período de verão, dificultando a navegação e exigindo atenção redobrada da tripulação.
Inicialmente, a versão apresentada para o ocorrido seria o excesso de peso. No entanto, pessoas que testemunharam o acidente alegaram que o motivo foi a colisão com um banco de areia e não está relacionado ao excesso de peso. Dias antes, uma outra embarcação tipo balsa passou pelo mesmo problema e também encalhou.
A Capitania dos Portos foi acionada para falar sobre o ocorrido, mas até o fechamento desta edição não retornou e nem informou sobre o que será feito para retirar a embarcação do local.