Após polêmica envolvendo a transferência de valores via pix ser monitoradas a partir de R$ 5 mil, governo revoga o ato normativo da Receita
O governo Lula não aguentou a pressão e o ministro da Fazenda Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15), a revogação do ato normativo da Receita Federal, em monitorar movimentação de transferências via pix a partir de R$ 5 mil reais.
Segundo o Governo Federal, de que a normativa da Receita Federal monitorar o pix, seria para coibir sonegação fiscal na movimentação de grandes quantias de dinheiro.
O anúncio de que em janeiro os valores via pix seriam monitorados pela Receita Federal gerou muitas críticas e virou alvo de muitas notícias fakes, que mesmo sende desmentidas pelo governo e pela imprensa, foi minando a já fragilizada imagem do Governo Lula.
Haddad criticou o que chamou de fake news em torno do tema e disse que o presidente Lula (PT) vai editar uma Medida Provisória que “garante a não tributação do Pix, e o sigilo [bancário] na forma da legislação aplicada”.