Pular para o conteúdo

Ex-vice-prefeito de Apuí é preso por desmatamento em operação da PF e IBAMA

Foi realizada prisão preventiva e cumprimento de ordem judicial de sequestro de mais de R$ 19 milhões de reais

A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Máscara Rural, para reprimir os crimes de desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão na cidade de Apuí, e realizada prisão preventiva de investigado que foi ocupante de cargos do executivo municipal em questão. O ex-vice-prefeito do município de Apuí no interior do Amazonas foi preso durante a operação.

A investigação teve início com o cruzamento de dados de alertas gerados por programas periciais avançados, indicando que o investigado movimentou valores expressivos acima de sua capacidade financeira. O relatório policial apontou transferências suspeitas para pessoas físicas e jurídicas sem justificativa plausível, saques e depósitos sem origem identificada, valores fracionados, operações com indivíduos suspeitos e movimentações de altos valores sem comprovação de atividade compatível.

As imagens de satélites apontaram que o imóvel rural de posse do investigado passou por um processo de desmatamento intenso em agosto de 2024, abrangendo tanto o perímetro embargado pelo IBAMA quanto as regiões adjacentes.

Conforme perícia e levantamentos realizados na área, apurou-se dano ambiental acima de R$ 19 milhões de reais. Assim, além do cumprimento dos mandados judiciais, serão sequestrados bens correspondentes ao valor do prejuízo ambiental estimado.

São apurados os crimes de desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro, dentre outros.

* Com informações de assessoria

Alessandro Pereira

Alessandro Pereira

Jornalista em formação pela Universidade Nilton Lins, com experiência em conteúdo audivisual desde 2002. Tecnólogo em Marketing pelo Centro Universitário Fametro, com pós-graduação em Gestão Estratégica em Marketing pela Faculminas. Experiência em docência de um curso técnico em Design para Mídias Sociais pelo Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam).