Uma mulher identificada como sendo Hozana Carneiro Ximenes, foi presa nesta quinta-feira (10), no bairro Novo Israel, zona Norte de Manaus. A mulher é suspeita de se passar por médica e realizar diversas cirurgias plásticas sem autorização, deformando o rosto e os seios de pacientes, que sofreram reações adversas e sequelas de intervenções estéticas.
De acordo com a Polícia Civil, Hosana, chegou a mutilar cerca de 10 pessoas, afirmando ser biomédica e fazendo intervenções cirúrgicas em clínicas nos bairros do Dom Pedro, Cidade Nova e Eldorado. A falsa médica teve a prisão preventiva decretada no último dia 3 de fevereiro após ser denunciada por deformar pacientes na capital.
De acordo com o delegado Jander Mafra, Hozana se passou por biomédica no decorrer de 2020. Nos procedimentos estéticos, ela utilizava produtos inapropriados que causaram deformidades nos clientes. A suspeita mudava de casa constantemente para tentar despistar as autoridades.
As investigações começaram em 2020, quando pelo menos seis pacientes procuraram a polícia para relatar que apresentaram deformidades e reações aos produtos utilizados pela suspeita.
A mulher foi conduzida para o 17º Distrito Integrado de Polícia (Dip), onde Ela deverá responder por falsidade ideológica, lesão corporal , estelionato e exercício ilegal da profissão. O Conselho de Biomedicina afirmou que ela não possui inscrição na entidade.