Pular para o conteúdo

Gaeco e polícia desencadeia a ‘Operação Jogo Marcado’ e prende empresário e diretoras da UPA do Novo Aleixo

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), em conjunto com a polícia civil, deflagrou nesta quarta-feira (3), a “Operação Jogo Marcado”, que investiga empresários e servidores públicos que fraudavam licitações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, localizada na Avenida Camapuã, Novo Aleixo, zona Norte de Manaus.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), juntamente com a polícia civil do Amazonas, cumpriram cerca de 22 mandados de prisão e busca e apreensão em Manaus e Curitiba.

Foi desmontado uma organização criminosa formada por um grupo familiar, em conluio com servidores públicos, em um grande esquema de fraude, que desviava recursos oriundos de contratos sem licitação em empresas  que deveriam prestar serviços a UPA José Rodrigues.

Duas diretoras da unidade sendo elas Lara Luiza Farias Castro Fernandes, que seria diretora geral da UPA, e Giovana Antonieta, que seria diretora financeira do hospital, além do empresário Edmilson Sobreira, foram presos suspeitos de fraudar os contratos e o processo licitatório para se beneficiarem do dinheiro.

O empresário apontado pelo MP-AM como sendo líder do esquema, teria movimentado cerca de R$ 1,9 milhões entre 2023 e 2024, colocando empresas ligadas à seus parentes diretos, para fraudar serviços como manutenção, pavimentação, limpeza, assessoria jurídica e contábil com preços à baixo, para conseguir uma contratação direta sem a necessidade de licitação.

Os contratos firmados pelas empresas ligadas à Edmilson Sobreira, recebiam pagamentos diluídos em quase R$ 50 mil, para assim justificar as dispensas de licitação e conseguir facilitar o pagamento pelas diretoras.

Os responsáveis devem responder por diversos crimes contra o erário público. As investigações devem continuar sob segredo de justiça e novas fases da operação pode ser deflagrada, de acordo com o tamanho do esquema fraudulento descoberto.