A apreensão do entorpecente representa um prejuízo de aproximadamente R$ 3,2 milhões ao crime organizado. A ação foi deflagrada pela equipe de policiais militares do 5º Grupamento da Polícia Militar (GPM) e começou por volta das 8h, quando teve início o monitoramento pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do município.
Segundo o tenente Jean Willer, comandante do 5º GPM, a aeronave oriunda de Manaus pousou na cidade, pela manhã, para abastecer. Ele seguiu voo para a fronteira peruana, onde embarcou a droga. Ao retornar para Carauari, no final da tarde, o piloto brasileiro foi abordado pelos policiais militares, que estavam à paisana. Não houve resistência.
“Ele é um piloto conhecido. Veio de Manaus no bimotor e desceu para reabastecer aqui, depois seguiu para pegar a droga na fronteira peruana. O que ele disse é que não sabia qual era o destino da droga, e que receberia as indicações de onde deixar o material no ar”, informou o tenente da PM.
O piloto foi preso por tráfico internacional de drogas. Além do entorpecente, foram apreendidos R$ 1,6 mil em espécie, além do avião bimotor.