No dia 11 de fevereiro, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares” apreendeu, durante ação de Patrulha Naval, 1.171,80 quilos de maconha em uma embarcação no rio Içá. O material foi encontrado após a embarcação suspeita evadir a abordagem do navio e ser abandonada na margem do rio.
Durante a inspeção, realizada pelo Grupo de Visita e Inspeção do navio com o auxílio de cães farejadores, foram encontrados vários pacotes contendo substâncias entorpecentes. O material apreendido será conduzido para a Delegacia da Polícia Federal de Tabatinga (AM).
As ações de Patrulha Naval realizadas pelos Navios-Patrulha da Marinha do Brasil tem como objetivo reprimir crimes transfronteiriços e ambientais na região de fronteira. Além do NPaFlu “Raposo Tavares”, também fazem parte da ação uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91) e um Destacamento do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib). As ações na região são decorrentes da realização de Patrulha Naval em área de fronteira, sob a jurisdição do Comando do 9º Distrito Naval.