Um menino de sete anos de idade teve seu rosto cortado no último domingo (2), com um linha de cerol na rua Eliete Silveira, bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital amazonense.
De acordo com a mãe do menino, o garoto e o pai saiam de casa em um veículo Fiat Strada, e a criança estava na parte de trás do carro quando foi atingido pela linha com cerol, cortando seu rosto.
O menino foi encaminhado pelos familiares a um hospital onde recebeu pontos no corte. A mãe da criança fez um Boletim de Ocorrência (B.O), no 6º Distrito Integrado de Polícia (Dip), já que a linha de cerol é proibido para uso.
Linha com cerol proibido
O uso do cerol que é a mistura de vidro moído com cola, e linha chilena, uma mistura feita a partir do quartzo moído e óxido de alumínio, é proibido em Manaus desde de 2015. A Lei de n° 1.968/2015 proíbe a venda e o uso de cerol nas linhas dos papagaios na capital amazonense.
O valor da multa para quem for pego com o conjunto do material apreendido vai de R$ 83,78 e pode chegar até R$ 418,90.
Pela legislação, fica proibida a venda, o armazenamento, o transporte e a distribuição de cerol ou qualquer material cortante utilizado para empinar pipa de papel. Quando se tratar de infrações praticadas por menores, os pais ou responsáveis assumirão as consequências dos seus atos.