Um motorista que transportava produtos químicos, foi preso nesta quarta-feira (15), durante o transporte do material pela Avenida Rodrigo Otávio, bairro do Japiim, zona Sul da capital.
Segundo informações repassadas pela polícia, os baldes seriam utilizados para o transporte de combustíveis, mas ele transportava um líquido utilizado para curtume de boi. O líquido químico é utilizado no processo de preparo da pele do animal para a confecção de produtos.
Ao ser abordado, os militares pediram a apresentação dos documentos de transporte do material químico, avaliado em R$ 360 mil, mas o homem não apresentou a documentação solicitada.
O condutor foi detido e os 24 reservatórios contendo o material foi encaminhado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (Dip), juntamente com o motorista detido.
De acordo com o Batalhão de Policiamento Ambiental, produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos, constitui crime ambiental, sujeitando os infratores às sanções penais pertinentes.