A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), deflagrou a Operação Protetor, resultando na prisão de 111 homens em Manaus por inadimplência de pensão alimentícia. A ação, iniciada em 9 de setembro, foi concluída nesta sexta-feira (11).
Em coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou que a proteção de crianças e adolescentes é uma prioridade da instituição. Ele destacou a meta de cumprir 80% dos mandados relacionados a pais inadimplentes, enfatizando a importância da operação como um alerta para que outros regularizem suas situações.
O delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, acrescentou que a operação visou proteger os direitos das crianças, enfatizando que as prisões são uma forma de garantir acesso a educação, saúde e lazer. O delegado Fábio Aly, titular da Polinter, informou que a ação focou em processos mais antigos, resultando em prisões de indivíduos que estavam há anos em dívida com suas obrigações alimentares.
A PC-AM também disponibiliza o número (92) 3667-7727 (WhatsApp) para denúncias, garantindo o sigilo das informações. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).