Pular para o conteúdo

Pastor é preso por aliciar meninos da igreja em Manaus

Um homem que se passava por líder religioso de 38 anos, foi preso nesta segunda-feira (31), por agentes da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), no Bairro da Paz, zona Centro-oeste da capital.

A prisão se deu por meio da operação “Mateus 7:15”, por conta de uma investigação onde aparece no nome do suposto líder religioso que é acusado de aliciar adolescentes com idades entre 12 e 14 anos, além produzir e armezenar material pornográfico envolvendo menores.

Segundo o Delegado Guilherme Torres, o homem trocava fotos dos próprios filhos com as vítimas e ordenava que as crianças trouxessem fotos para ele, em troca de valores em pix.

“Então esse líder religioso, ele se voluntariou nessa igreja para cuidar de crianças de adolescente entre 12 e 14 anos (…) Ele chamava as crianças, oferecia pix e cada criança tinha que trazer mais cinco crianças, contato de cinco crianças para ele poder é, continuar a lascívia dele oferecendo pix, vendendo crianças. É uma pessoa que realmente não parece ser um agressor, mas era uma pessoa que satisfazia a sua própria lasciva vendendo materiais de criança e adolescente”, disse o delegado.

Segundo a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, a mãe de uma das vítimas descobriu a conversa entre o pastor com o filho. O suposto religioso oferecia dinheiro em troca de fotos em posições sexuais.

“Essa investigação começou aproximadamente um mês, foi uma operação exitosa, iniciou com duas vítimas. Essas duas vítimas, esse indivíduo as assediava, as instigava, as aliciava via meio de comunicação para com elas ter atos sexuais. Inclusive chegou a marcar o encontro num shopping da capital, que foi frustrado por algum motivo, mas ele mandou inclusive o dinheiro do motorista de aplicativo da conta dele para esse garoto e o mesmo modo operante com o outro garoto. Um desses garotos era da igreja, do grupo de jovens que ele participava (…) É importante que se diga que há suspeita do cometimento também de estupro de vulnerável em relação a algumas crianças da família dele”, disse a titular da Depca.

O homem além de pedir fotos das crianças, ele chegou a abusar de alguns meninos da igreja, segundo a delegada.

“Ele alega que se sente atraído por crianças e adolescentes, e se satisfaz vendo, mas na verdade nas conversas nós identificamos que na verdade não é só vendo. Ele inclusive admite que teve relações sexuais com criança. Quando iniciou a investigação dava para ver que ele oferecia dinheiro para o menino de 12 anos, essas duas vítimas são dois adolescentes do sexo masculino, que ele oferecia dinheiro para ter relações sexuais com eles. Então ele ia pedindo desses garotos que apresentassem outros garotos que dessem o telefone de outros garotos, que ele tinha uma quantia x a pagar para esses garotos (…) ele dizia: “Olha, é muito natural isso”. Ele chamava de broderagem. É muito natural a broderagem. Um menino faz isso com outro, então, o modus operandi dos abusadores é naturalizar a violência”, completou Juliana Tuma.

Agora o falso pastor seguirá detido na carceiragem da Depca, onde aguardará pela Justiça.

Alessandro Pereira

Alessandro Pereira

Jornalista em formação pela Universidade Nilton Lins, com experiência em conteúdo audiovisual desde 2002. Tecnólogo em Marketing pelo Centro Universitário Fametro, com pós-graduação em Gestão Estratégica em Marketing pela Faculminas. Experiência em docência de um curso técnico em Design para Mídias Sociais pelo Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam).