O Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por manifestantes pró-Trump durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. As informações são da CNN Americana.
Segundo a TV, as portas do Congresso foram trancadas e um alerta de emergência acionado. O vice-presidente Mike Pence, que participava da sessão para certificar Joe Biden, foi evacuado do prédio e a votação precisou ser interrompida.
Minutos antes, dois prédios do Capitólio haviam sido evacuados por uma suposta ameaça de bomba. Informações da Fox News indicam que a polícia encontrou vários pacotes suspeitos em volta do Cannon House Office e da Madison Library of Congress Building, e agiu para esvaziar os prédios e escritórios vizinhos.
Mais cedo, em discurso em frente à Casa Branca, o presidente Donald Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro. Com a invasão ao Congresso e confronto com a polícia, Trump escreveu nas redes sociais que apoiadores não deveriam confrontar autoridades. “Por favor, apoiem nossa polícia. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país”.
Please support our Capitol Police and Law Enforcement. They are truly on the side of our Country. Stay peaceful!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
O filho do presidente, Donald Trump Jr., também usou as redes sociais para pedir protestos “pacíficos”. “Use seus direitos da 1ª Emenda, mas não comece a agir como o outro lado. Temos um país a salvar e isso não ajuda ninguém”, escreveu.
This is wrong and not who we are. Be peaceful and use your 1st Amendment rights, but don’t start acting like the other side. We have a country to save and this doesn’t help anyone. https://t.co/3oUAPxuwi9
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) January 6, 2021
A republicana Nancy Mace compartilhou um vídeo de manifestantes em confronto com a polícia do Capitólio. “Isto está errado. Não somos assim. Estou com o coração partido por nossa nação hoje”.
Just evacuated my office in Cannon due to a nearby threat. Now we’re seeing protesters assaulting Capitol Police.
This is wrong. This is not who we are. I’m heartbroken for our nation today. pic.twitter.com/jC9P0YfSLQ
— Rep. Nancy Mace (@RepNancyMace) January 6, 2021
Com informações de UOL