Uma pesquisa do Instituto Perspectiva, divulgada nesta quinta-feira (12), aponta que em um cenário estimulado, no segundo turno das eleições municipais para a prefeitura de Manaus, haverá confronto entre Roberto Cidade (União Brasil) e David Almeida (Avante). Almeida, candidato à reeleição, possui 35% dos votos e Cidade está com 22,7%.
O levantamento revela diversas variações nas intenções de voto para os principais candidatos à prefeitura de Manau, tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo. O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) perdeu o favoritismo abrindo o caminho para Roberto Cidade que assumiu o segundo lugar.
No cenário estimulado, o deputado estadual Roberto Cidade se destaca com um crescimento expressivo, saindo de 13,5% para 22,7%, em comparação ao levantamento de 16 de agosto. Cidade se consolida como um dos principais adversários de David Almeida na corrida eleitoral. O atual prefeito registrou queda passando de 34,9% para 33,5%.
Em seguida aparecem os candidatos Amom Mandel, com 15%; Alberto Neto (PL), com 11,1%; Marcelo Ramos (PT), com 6,6%; Gilberto Vasconcelos (PSTU), não foi citado nesta pesquisa; e Wilker Barreto (Mobiliza), caiu para 0,3%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 10 de setembro e registrada sob o número AM-07169 na Justiça Eleitoral. Foram realizadas 920 entrevistas distribuídas em 62 bairros da área urbana de Manaus. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro média é de 2,35 pontos percentuais, com desvio-padrão de 1,13 ponto percentual.
*Com informações de Dia a Dia Notícia