Pular para o conteúdo

Por abuso de poder econômico, prefeito de Juruá entra na mira do TRE-AM e pode ser cassado

O mandato de Ilque Cunha (MDB) na Prefeitura de Juruá, pode estar com os dias contados segundo denúncia feita no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que pode cassar o diploma do prefeito.

O prefeito é acusado de abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024, o que lhe deu vantagens contra seus adversários e lhe fez vencer a concorrência pela Prefeitura de Juruá, no interior do Amazonas.

Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), foi protocolada na 050ª Zona Eleitoral de Juruá, onde o juiz eleitoral Danny Rodrigues Moraes, determinou aos envolvidos a apresentação de provas e a apresentação de defesa por parte de Ilque Cunha, num prazo de cinco dias.

O prazo de apresentação de defesa está chegando ao fim e o prefeito e seus advogados ainda não demonstrou a inocência de Ilque nas acusações de abuso de poder. Ilque e seu vice-prefeito Leand Saraiva (Republicanos), podem perder o mandato e ficarem inelegíveis em caso de condenação.

Alessandro Pereira

Alessandro Pereira

Jornalista em formação pela Universidade Nilton Lins, com experiência em conteúdo audiovisual desde 2002. Tecnólogo em Marketing pelo Centro Universitário Fametro, com pós-graduação em Gestão Estratégica em Marketing pela Faculminas. Experiência em docência de um curso técnico em Design para Mídias Sociais pelo Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam).