Com um histórico recente de polêmicas envolvendo suspeitas de irregularidades em licitações, investigações criminais e processos no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e no Ministério Público do Amazonas (MP-AM), além de ter sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por abuso de poder econômico, o prefeito Augusto Ferraz pode perder as eleições municipais para seu concorrente direto, Alain Cruz.
Segundo pesquisas do Instituto Perspectiva Opinião e Mercado, Alain Cruz possuí 43,6% de intenções de votos dos moradores do município de Iranduba, contra 31% do atual prefeito Augusto Ferraz.
Tentando amenizar sua imagem já deteriorada, o prefeito Augusto Ferraz vem buscando recursos para maquiar ruas como as do Distrito do Cacau Pirêra, que há anos foi abandonada por sua gestão.
Augusto Ferraz e seu vice-prefeito Robson Adriel, chegaram a ser cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020, ao distribuir cestas básicas e pavimentar algumas ruas de Iranduba, em busca de votos para vencer as eleições.
O prefeito e seu vice recorreram da decisão e conseguiram derrubar sua cassação, mas o processo ainda corre no Superior Tribunal Eleitoral (STE), onde aguarda julgamento e pode confirmar a cassação dos dois políticos.