Pular para o conteúdo

TCE-AM reprova as contas do exercício 2022 do prefeito Nathan Macena por irregularidades

  • por

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), decidiu nesta terça-feira (10), reprovar as contas do exercício 2022, do prefeito Nathan Macena de Souza, por uma série de graves irregularidades durante sua gestão à frente da Prefeitura do Careiro Castanho.

Entre as falhas apontadas estão a falta de transparência no portal oficial, com omissões de registros financeiros, contratos e licitações, além de atrasos na publicação de relatórios fiscais exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A ausência de controle interno eficaz e o não cumprimento de prazos legais também pesaram na decisão.

O Ministério Público de Contas reforçou a recomendação de reprovação, destacando a falta de providências para recuperação de créditos tributários e a precariedade na atenção primária à saúde, especialmente no atendimento à saúde da mulher.

Diante das irregularidades, o TCE-AM determinou a instauração de um processo autônomo para apurar possíveis atos de gestão lesivos ao erário. A decisão agora será encaminhada à Câmara Municipal de Careiro para as providências cabíveis.