Pular para o conteúdo

Velório do ex-governador Amazonino Mendes reúne admiradores e políticos em Manaus

O velório de Amazonino Mendes iniciou na tarde desta quinta-feira (16), no hall do Teatro Amazonas, com abertura para visitação do público. Políticos e autoridades estiveram presentes no início da cerimônia e destacaram o legado do ex-governador do Estado.

Wilson Lima relembrou a vida pública de Amazonino Mendes. “Hoje venho aqui em reconhecimento a esse legado que fica, a tudo que o Amazonas construiu ao longo de desse período que Amazonino esteve na vida pública. Amazonino deixa centena de milhares de pessoas que acreditavam nele e no seu trabalho”, declarou o governador.

O prefeito David Almeida (Avante) destacou a importância política de Amazonino Mendes para o desenvolvimento do estado e da capital. Por isso, reiterou que a Prefeitura de Manaus irá prestar duas homenagens em pontos da cidade.

“Amazonino foi um visionário, um homem à frente do seu tempo. Ele foi prefeito de Manaus três vezes e vai receber homenagem como tal. O Parque ‘Gigantes da Floresta’ vai se chamar ‘Prefeito Amazonino’. Ele foi governador por quatro oportunidades e a maior avenida da zona Leste, que é a cara dele, pois cuidou muito dos pobres, a Autaz Mirim, passa a se chamar ‘Governador Amazonino Mendes’. Uma homenagem como prefeito e uma como governador, é o que a Prefeitura de Manaus vai fazer neste momento. Consultei a família e eles ficaram satisfeitos com a homenagem justa a um homem que trabalhou e realizou muito para este estado e a esta cidade”, enfatizou Almeida.

Visitação do público

A visitação do público poderá ser realizada até às 5h de sábado. No entanto, para ter acesso ao funeral na madrugada do último dia é necessário estar na fila até meia-noite de sábado.

Na manhã de sábado, será realizado, às 8h, culto reservado à família, seguido pela solenidade de honras militares.

Cortejo

A saída do cortejo acontecerá às 9h, com passagem pelo Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro; primeira unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na avenida Leonardo Malcher; Sede do Governo, Avenida Brasil, e segue para solenidade de cremação reservada à família.

Natural do município de Eirunepé, Amazonino Mendes tinha 83 anos de idade. Em sua longa carreira política foi Senador da República, prefeito de Manaus por três mandatos e quatro vezes governador do Estado. O político amazonense faleceu no domingo (12), vítima de complicações de saúde, em São Paulo, onde estava internado.

*Com informações de Portal Toda Hora