Ao tentar defender a prefeitura de Novo Airão, o vereador Nilson Melo acabou proferindo um discurso considerado por muitos como sexista e homofóbico, gerando um grande debate nas redes sociais.
Nilson foi tentar defender o prefeito Frederico Júnior, que vinha sendo atacado nas redes sociais por não ajudar uma equipe de handebol de alunos da rede municipal, à irem para Jogos Escolares do Amazonas, que ficou sem transporte para vim à Manaus disputar um jogo.
Em meio ao discurso na Câmara Municipal de Novo Airão no dia 15 de maio, o vereador afirmou, que por ele, a modalidade esportiva handebol só deveria ser praticada por mulheres, assim como futebol deveria ser apenas para homens, se referindo a separação de gêneros ao esporte.
A fala não pegou bem para o vereador, que chegou a ser destaque negativo em uma emissora local, recebendo críticas do apresentador e do comentarista político, destacando os feitos do esporte coletivo para o Brasil.
Nas redes sociais, algumas pessoas condenaram a fala do parlamentar na sessão plenária, afirmando que ele foi homofóbico e sexista, chegando a pedir uma punição forte para Nilson Melo.
O vereador utilizou uma rede social para se desculpar pela fala, e afirmar que houve um equívoco de sua parte. Nilson Melo classificou como errônea sua fala no plenário, se desculpando com quem se ofendeu e prometendo se desculpar publicamente na Câmara Municipal de Novo Airão.