O candidato à vereador de Manaus nas eleições municipais de 2024, Cícero Pereira da Silva, mais conhecido como “Cearazin Semiseria” (Progressistas), entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, contra a Federação Partidária Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), por suspeita de fraude na cota de gênero durante o pleito deste ano.
De acordo com a denúncia feita por Cearazin Semiseria, a Federação Brasil da Esperança, registrou 25 candidatos homens e 14 mulheres, atendendo à cota de gênero conforme manda a Lei mas, uma candidata apontou suspeitas de irregularidades que se comprovadas, pode retirar os cargos de Zé Ricardo e Jaildo Oliveira, que podem ser cassados por fraude.
Ainda segundo a denúncia, a candidata Jakeline de Souza, teria se registrado como candidata na Federação Brasil da Esperança, apenas para cumprir os requisitos legais e não concorreu ao cargo de vereadora como deveria.
Durante as eleições, Jakeline não apresentou registros de movimentação financeira, não registrou a confecção de material gráfico ou qualquer propaganda, e recebeu apenas 6 votos durante as eleições municipais de 2024.
Zé Ricardo se disse tranquilo, e aguarda a notificação do TRE-AM para apresentar sua defesa com as devidas informações à Justiça Eleitoral. Jaildo Oliveira disse que “este processo não tem cabimento. Isso é coisa de gente derrotada”.
Jakeline e Cearazin Semiseria não comentaram nada sobre o caso.