A rede social TilTok deixou de funcionar nos Estados Unidos na noite deste sábado (18), após uma decisão do Suprema Corte Norte-americano.
O TilTok que pertence a empresa chinesa ByteDance, foi proibida de operar por conta de uma lei promulgada pelo presidente Joe Biden em abril deste ano e afeta mais de 170 milhões de usuários.
O Google e a Apple removeram o aplicativo de suas lojas e a lei já entrou em vigor neste domingo (19), é para forçar a empresa dona da rede social, vender o aplicativo para alguém que não tenha ligações com o governo Chinês.
Apesar das decisões dos tribunais norte-americanos, a ByteDance recusou vender a aplicação, declarando que o desinvestimento “não é possível: nem comercialmente, nem tecnologicamente, nem legalmente”. Esta posição manteve-se até à desactivação do serviço.
A ByteDance também notificou os usuários dos EUA que estava desativando uma série de outros aplicativos que opera no país, incluindo CapCut, Lemon8 e Lark, um aplicativo de produtividade semelhante ao Slack. A subsidiária de jogos da ByteDance, Moonton, também desativou seus dois jogos móveis.
Outros países podem adotar a mesma medida que o governo americano e banir aplicações que considerem irregulares ou utilizadas pada espionagem.