Pular para o conteúdo

TikTok deixa de funcionar nos EUA após decisão da Suprema Corte

A rede social TilTok deixou de funcionar nos Estados Unidos na noite deste sábado (18), após uma decisão do Suprema Corte Norte-americano.

O TilTok que pertence a empresa chinesa ByteDance, foi proibida de operar por conta de uma lei promulgada pelo presidente Joe Biden em abril deste ano e afeta mais de 170 milhões de usuários.

O Google e a Apple removeram o aplicativo de suas lojas e a lei já entrou em vigor neste domingo (19), é para forçar a empresa dona da rede social, vender o aplicativo para alguém que não tenha ligações com o governo Chinês.

Apesar das decisões dos tribunais norte-americanos, a ByteDance recusou vender a aplicação, declarando que o desinvestimento “não é possível: nem comercialmente, nem tecnologicamente, nem legalmente”. Esta posição manteve-se até à desactivação do serviço.

A ByteDance também notificou os usuários dos EUA que estava desativando uma série de outros aplicativos que opera no país, incluindo CapCut, Lemon8 e Lark, um aplicativo de produtividade semelhante ao Slack. A subsidiária de jogos da ByteDance, Moonton, também desativou seus dois jogos móveis.

Outros países podem adotar a mesma medida que o governo americano e banir aplicações que considerem irregulares ou utilizadas pada espionagem.

Alessandro Pereira

Alessandro Pereira

Jornalista em formação, produtor de conteúdo, editor de imagens e cinegrafista, com habilidades em designer gráfico, além de ter treinamento em programas de transmissão de streaming pelas redes sociais. Cursos na área de criação de conteúdo, social media, monitoramento de adsense, Inboud Marketing, criação e atração de leads. Analista de Marketing com gerenciamento de redes sociais e criação de vídeos VSL, para o alcance de público e vendas. Experiência em docência de um curso técnico em Design para Mídias Sociais pelo Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam).